Rafael Barreiros

Muitos cantores não dedicam tempo suficiente para aquecer adequadamente suas vozes. E por quê?

Cantar é uma atividade física, assim como correr, dançar ou até mesmo tocar um instrumento, e todos nós nos aquecemos antes de fazer essas coisas, não é verdade?

Então, por que tantos cantores ignoram essa etapa crucial de aquecimento antes de uma audição, ensaio ou apresentação?

Gostaria de saber a resposta para isso, mas aqui está o que eu sei:

Não pule o aquecimento!

Para incentivar você a incluir o aquecimento em sua rotina, aqui estão minhas DUAS principais razões pelas quais você deve reservar um tempo para aquecer sua voz.

Prevenir lesões

Todos os atletas dedicam alguns minutos para aquecer seus corpos antes de treinos ou competições. Nossos corpos precisam estar preparados para dar o melhor de si, e o mesmo vale para nossas vozes! Afinal, nossas vozes fazem parte do nosso corpo.

Você já percebeu como sua voz soa pela manhã quando você acorda? Você realmente gostaria de subir ao palco soando assim?

Acredito que não.

Imagine Usain Bolt pulando da cama alguns minutos antes de uma de suas corridas olímpicas. Ele não perde tempo se alongando, exercitando os músculos ou se preparando mentalmente para a corrida. As chances são de que, mesmo que seja um atleta talentoso, ele possa se machucar.

Músculos frios aumentam o risco de lesões.

E leva apenas de 5 a 20 minutos para aquecer nossas vozes. Compare isso com os dias, semanas ou meses necessários para se recuperar de uma lesão vocal.

Faça as contas e faça seus aquecimentos!

Encontrar equilíbrio vocal

Imagine que você vai cantar numa apresentação. Se você aquecer sua voz corretamente, as chances de você ter uma boa performance vocal, são grandes!

Com sua voz aquecida adequadamente, você pode transitar de um estilo para outro porque você investiu tempo para aquecer!

Use sempre exercícios vocais especificamente desenhados para te ajudar a encontrar a “base segura” ou o equilíbrio vocal para a sua voz. Isso vai te ajudar a manter sua voz sempre balanceada e conectando os registros graves e agudos.

Caso você queira exercícios especificamente desenvolvidos para vozes masculinas e femininas, clique no link abaixo para se matricular no meu curso, Canto do Zero! Nesse curso eu desenvolvi vários exercícios para o aquecimento vocal.

Sem encontrar o equilíbrio vocal primeiro, sua voz pode soar apertada, forçada ou excessivamente ofegante, e nenhuma dessas situações levará a uma performance bem-sucedida!

Quando você encontra o equilíbrio vocal, pode cantar qualquer coisa – desde que esteja adequadamente aquecido!

Qual é a sua rotina de aquecimento? Me conta aqui nos comentários.

Agora que você entendeu bem sobre a importância do aquecimento vocal, não pule o aquecimento novamente! Suas cordas vocais vão te agradecer!

Aprenda como aquecer a sua voz adequadamente, clicando aqui:

https://www.cantodozero.com.br

 

Compartilhe com seus amigosShare on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google
Converse comigo