Cantar e interpretar

Cantar e interpretar

São muitos os diálogos possíveis entre a interpretação e o canto. Não à toa, Maria Bethânia, uma das nossas maiores cantoras, começou no teatro, substituindo Nara Leão no show Opinião, dirigido por Augusto Boal. Além disso, Bethânia tem como parceiro o diretor de Teatro Fauzi Arap, que dirige vários de seus shows.

Veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=FO1AKeJHf90

Chico Buarque além de compositor e cantor, também escreveu para teatro e Marília Pera, uma das nossas maiores atrizes também era cantora e bailarina.
Alguns dos artistas estrangeiros que estamos acostumados a assistir em blockbusters também jogam nas duas posições: cantando e atuando.
Hugh Jackman, o Wolverine, atuou em Les Miserables e também em teatro musical:
https://www.youtube.com/watch?v=KNEUtN21cuU

Mas qual o porquê de todos esses exemplos?

Simplesmente para mostrar como grandes artistas desenvolveram seu potencial ao aliar o canto à interpretação e vice-versa. E que essas habilidades também estão ao alcance dos simples mortais! Não são privilégio de quem “nasceu com talento” ou “tem o dom”. São fruto da dedicação e do foco de cada artista.

Pensando em oferecer ferramentas que ajudem o músico a interpretar e o ator a cantar, criamos o “Cena e Canção”: um curso que une a técnica vocal ensinada no Instituto Musical Rafael Barreiros com a interpretação teatral.

A técnica vocal vocês já conhecem bem. Eu mesmo vejo os resultados das aulas com o Rafael na minha prática diária.

Sobre a interpretação, vamos oferecer ferramentas que permitam ao ator/cantor identificar as características da letra da canção e criar situações e cenas a partir de jogos e de vivências em conjunto.
A vivência em grupo é uma das partes mais importantes do aprendizado. Aprendemos e crescemos com as nossas experiências e com as experiências dos outros também. É dessa forma que vamos trabalhar no Cena e Canção.

Através de jogos de improviso, exercícios de expressão corporal e de consciência do momento presente, vamos criar um ambiente de experimentação e de descoberta onde não existe certo e errado e onde a criatividade pode aflorar. Para que o processo chegue a um resultado, pedimos que os alunos escolham uma ou duas canções que queiram trabalhar para que possam sentir o desenvolvimento da interpretação e do canto ao longo dos dois encontros.

Os participantes também receberão algumas lições de casa para treinar de uma semana à outra, além de uma lista de vídeos de referência no youtube, dicas de cursos de teoria musical online e formaremos um grupo para troca de informações sobre o canto e a interpretação da canção no Facebook, de forma a mantermos contato.

Então, quem está pronto para começar o “Cena e Canção”?

Inscreva-se através do email agenda@rafaelbarreiros.com.br

Geraldo Rodrigues é ator, cantor e dramaturgo.

Compartilhe com seus amigosShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+

Deixe uma resposta