Professores

Ricardo DeStefano – Professor de técnica vocal

Ricardo-DeStefano

Ricardo ingressou no mundo da música aos 14 anos, como trombonista da Banda Marcial do Colégio Gastão Moutinho (SP). Lá, teve a oportunidade de excursionar com a banda para várias cidades, participando de diversos eventos e competições, inclusive, sendo Bi-campeão (1996/97) do campeonato de Bandas e Fanfarras da cidade de Caieiras-SP.

Em paralelo a Banda Marcial, e influenciado por cantores e bandas de Heavy Metal, iniciou os estudos de canto lírico em 1997 com o professor Luiz Fernando da Luz. Mais tarde, ainda no canto lírico, passou um tempo estudando com a professora Camila Senne.

A partir de então, começou a fazer parte de várias bandas na cidade de São Paulo, até descobrir a sua grande paixão por bandas da década de 80 como Journey, Survivor, Toto, Yes, The Police, Seal, Simply Red, A-Ha, Tears For Fears, Bryan Adams, etc. Pensando em se aprimorar ainda mais, voltou a estudar canto com o professor Lyba Serra e, posteriormente, com o professor BJ (Tempestt/Jeff Scott Soto).

De 2008 até 2013, Ricardo fez parte da banda Andragonia (progmetal). No Andragonia Ricardo gravou dois trabalhos: “Secrets In The Mirror” (2010), e “Memories” (2012). Trabalhos esses que obtiveram grande repercussão na mídia especializada, e que renderam vários vídeo clipes para a banda (inclusive com exibições na MTV e MixTV). Com o Andragonia, Ricardo teve a oportunidade de tocar em várias cidades de São Paulo, além de fazer abertura para vários nomes consagrados como Angra, Korzus, Anneke Van Giersbergen, Mindflow, Madgator e, por último, o Symphony-X.

Atualmente Ricardo continua os seus estudos com o professor Lyba Serra, e passou a estudar a técnica de canto Speech Level Singing e a técnica IVA com o professor Rafael Barreiros, desenvolvendo e aplicando a técnica ao canto popular e Rock/Hard Rock. Além disso, atua como professor de canto e está gravando material de sua nova banda, a Lyzzhard.

——————————————————————————————————————————————————

Nani Valente – Cantora, Compositora e Preparadora Vocal

Nani-ValenteEstudou Jazz Performance na Faculdade Souza Lima e Berklee (SP) e na Newpark Music Centre (Dublin-Irlanda).

Natural do Rio Grande do Sul, iniciou sua vida musical aos 6 anos de idade com estudos de piano e canto-coral.

Foi premiada em mais de 20 festivais, dentre eles o ENART, considerado o maior festival de arte da América Latina, nas categorias de Melhor Intérprete Vocal Feminino e Melhor Grupo Vocal.

Durante 4 anos fez parte do grupo vocal Tebanos com o qual lançou seu primeiro CD, pela gravadora ACIT.

Em 2006 mudou-se para São Paulo onde estudou com alguns dos mais renomados músicos/professores de Jazz e Música Brasileira, dentre eles Cyndi Borgani, Vitor Alcântara, Gilberto de Syllos, Rodrigo Morte, Sizão Machado, Marcelo Coelho e Lupa Santiago.

Em 2011 foi aluna convidada do IASJ Jazz Meeting (International Association of Schools of Jazz).

No período em que esteve na Irlanda, estudou com a cantora alemã Marie Séférian e com o baixista e arranjador Ronan Guilfoyle, dentre outros.

No teatro atuou como preparadora vocal da premiada companhia carioca Trupe do Experimento, nos espetáculos musicais “O Pequeno Autor” e “No Embalo das Cores”,  e em diversos cursos, workshops e montagens de teatro musical.

Atualmente faz parte do grupo vocal acapela Sambaranda, do qual é fundadora juntamente com seu marido, o cantor e arranjador Rafael Carneiro. Além de atuar como preparadora vocal de cantores e atores no Rio e em São Paulo.

——————————————————————————————————————————————————

Tiago Maciel – Guitarrista

Tiago-MacielTiago Maciel, 39 anos, trinta deles dedicados à música.

Guitarrista, compositor, arranjador e professor, Tiago  ingressou na música cedo, por intermédio de sua família, cantando com seu pai e se apresentando em bares e casas noturnas desde os 10 anos de idade. Com seu pai também estudou seus primeiros acordes de violão e viola caipira.

Aos 12 anos já fazia parte da Banda Marcial da Escola Municipal Visconde de Cairú em São Paulo, como instrumentista de sopro.

Em 1990 iniciou seus estudos de guitarra e violão, em 1993 violão erudito. Em 1994 concluiu o curso de “Instrutor de Violão e Guitarra” na escola de música Arte & Som, aos 17 anos já trabalhava como professor e músico profissional.

Em 1996 entrou para o Conservatório Musical Souza Lima, cursou guitarra, teoria, coral e história da música.

Foi aluno de guitarra dos professores Luciano Mazzeo, Hélio Almeida da Silva e Michel Perie. Estudou violão popular e erudito com Jader Campos e musicalização infantil com Lúcia Brienza.

Durante 10 anos foi coordenador e professor do setor de cordas na escola Arte & Som, trabalhou como guitarrista e arranjador para bandas de bailes, estúdios e jingles.

Foi guitarrista e compositor da banda de rock Calibre 12 (de 1996 até 2006), gravou 4 álbuns e mais de 10 coletâneas.

Trabalha há 20 anos lecionando guitarra, violão,  cavaco, teoria e viola caipira, além de ministrar workshops, palestras e aulas online.

É criador, produtor e desenvolvedor de conteúdo na produtora de audio/vídeo Kalavera Filmes

Formado em jornalismo na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), com graduação em jornalismo cultural.

É guitarrista e compositor da banda de heavy metal Chemical.

Possui um canal de música no YouTube (Tiago Maciel Music), com mais de 4000 seguidores, com conteúdos exclusivos e educacionais.

——————————————————————————————————————————————————

Vlad Rocha – Professor  de baterista

Vlad-RochaÉ baterista profissional há 20 anos. Já estudou com músicos renomados no cenário (os bateristas Alaor Neves, Christiano Rocha e a percussionista sinfônica Elizabeth Del Grande, entre outros) e já tocou/gravou com Ludov, Cuelho de Alice (projeto paralelo de Paulo de Carvalho das Velhas Virgens), Peninha, Faiska, Michel Leme, Peninha, Adriana Godoy, Cláudio Machado, Luciana Pires, Danny Calixto, Gil Duarte, Vivi Keller, Marcos Davi, Grupo de Percussão da Escola Municipal de Música de São Paulo, entre outros. Gravou trilhas sonoras para as emissoras de televisão Rede Globo, Record, SBT e Bandeirantes. Foi bolsista do Festival de Inverno de Campos do Jordão em 1998, e em 2013 realizou uma turnê de workshops na Europa junto com o baterista Christiano Rocha.
É consultor técnico e colunista da revista Modern Drummer Brasil desde 2005, onde efetua testes de equipamentos, desenvolve colunas de estudo voltadas a todos os níveis de experiência, entre outras funções. Já lecionou na Academia de Música Granja Viana, Escola Sons, Escola Musicamania e Bateras Beat Vila Mariana, além de dar aulas particulares em São Paulo.